Um tapa na cara do status Quo!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Os 10 melhores discos de Punk Rock que considero-Indestructible




Como versa a faixa Fall Back Down o Rancid necessitava fazer de uma "coisa ruim uma coisa boa". O ano de 2003 trouxe para a banda alguns problemas. Tim Armstrong assinava o pedido de divórcio de Brody Dalle, a banda sofria com acusações de "vendida" pelo contrato com uma major (o famigerado contrato de distribuição com a warner) e outras querelas colocaram a banda numa seara de associações e situações desagradáveis. Mas com a gravação de Indestructible, o Rancid mostra que independente de qualquer tipo de atrito e duvida, sabem tirar um bom som e proveito das situações, por pior que pareçam. Eles começam acertando no encarte. Ótimos comentários sobre as canções, onde eles não se abstém de falar o que inspirou o trabalho.(Apesar de que inúmeras referências a separação de Armstrong poderiam ser encontradas rapidamente, mesmo sem as informações.). Tanto se fala no aclamado "And Out Come The Wolves" como obra prima da banda, mas este que vos escreve acredita que pela linearidade na qualidade de suas faixas e pelo conteúdo de suas letras este é o melhor trabalho do Rancid, por mesclar em si todas as influências da banda da melhor forma possível. Hardcore, ska, baladas pop e até coisas de rap, são encontradas no decorrer do disco. A faixa Red Hot Moon, um dos singles, teve participação do rap de Skinhead Hob dos transplants.  O vocal melancólico de Armstrong e as composições são um atrativo a parte. Não acredita? escute Start now e se apaixone pelos refrões, riffs grudentos e pela mensagem de paz apontada na canção. Armstrong mostra que é um excelente vocalista de estúdio e que o fim do casamento lhe concedeu grande criatividade. Além disso, cabe destacar  a já aclamada execução do trabalho de Matt Freeman nas linhas de baixo, sobretudo na já citada "Fall Back Down", onde ele mostra porque é considerado um dos maiores baixistas punk em atividade, sem grandes rivais a altura. Seu vocal fez muita falta nesse registro. Lars merece o crédito por trazer referências de sua experiência com os bastards, evidentes na crua faixa "David Courtney".
A banda aproveitou para abusar de elementos musicais de apoio como teclados, sopros e backings convidados. O teclado ska de Tropical London é um exemplo de como a banda soube aproveitar novos artifícios sem perder a pegada que os consagra. Django, Ivory Coast, Out of Control e Otherside, são as canções mais diretas, de harmonia Ramônica e cadência street punk pra tirar qualquer desavisado do marasmo. A grande surpresa, fica em torno de "Arrested in Shangai", uma balada com um excelente teclado ska e um toque oriental na musicalidade. Talvez o ponto baixo, a faixa menos boa por assim dizer seja a "Memphis", cantada como um rap lamuriento e absurdamente pop que lembra os transplants. Felizmente, Ghost Band vem em seguida com um combo feliz que traz em seu bojo um harmonia rock 'n' roll maluca na guitarra e os vocais meio fantasmagóricos de Tim, e rapidamente o gás perdido é recuperado. A melhor música do registro fica com a explosão suja e a ótima crítica ao estilo de vida inerente ao capitalismo selvagem presente em "Born Frustrated". É imperdível!
Enfim, sobre esse registro ressalto que muito embora tenha tido uma aceitação positiva, a meu ver, ainda aparece como um trabalho subestimado por fãs e críticos de música. É uma obra prima, ainda mais se formos avaliar como estão minando com a criatividade, o peso e o caráter destrutivo, corrosivo e crítico do rock de uma maneira geral nos dias de hoje. Desejo vida longa ao Rancid!   
Ficha Técnica:

   

Indestructible
Álbum de estúdio de Rancid
Lançamento
19 de Agosto de 2003
Gravação
2002 - 2003
Gênero(s)
Punk rock
Duração
51:24
Formato(s)
CD - LP
Gravadora(s)
Hellcat Records
Epitaph Records
Produção
Brett Gurewitz





·  "Indestructible" – 1:36

·  "Fall Back Down" – 3:43

·  "Red Hot Moon" (Armstrong/Aston/Frederiksen/Reed) – 3:36

·  "David Courtney" – 2:44

·  "Start Now" – 3:05

·  "Out of Control" – 1:41

·  "Django" (Armstrong) – 2:25

·  "Arrested in Shanghai" – 4:11

·  "Travis Bickle" – 2:16

·  "Memphis" – 3:25

·  "Spirit of '87" (Armstrong/Carlock/Frederiksen) – 3:22

·  "Ghost Band" – 1:37

·  "Tropical London" – 3:01

·  "Roadblock" (Armstrong/Frederiksen/Reed) – 1:58

·  "Born Frustrated" – 2:56

·  "Back Up Against the Wall" – 3:20

·  "Ivory Coast" – 2:19

·  "Stand Your Ground" – 3:24

·  "Otherside" – 1:52

Nenhum comentário:

Postar um comentário